Em muitas profissões, o jaleco é uma vestimenta obrigatória e também uma forma eficiente de identidade visual do profissional.

É o caso, por exemplo, dos chefs de cozinha, dos médicos e também dos odontólogos. Quem de nós consegue lembrar da imagem de um deles sem um jaleco branco e impecavelmente limpo?

Uma boa notícia é que, hoje em dia, os jalecos não precisam ser brancos. Já é consenso que nas atividades médicas, a alternativa das cores claras tem uma eficiência muito grande no relacionamento com os pacientes.

Com essa notícia, um profissional recém-formado em Odontologia não precisa mais se fixar em jaleco branco, ele tem mais opções para criar um modelo de outra cor, atraente para seus pacientes (clientes) e também que traduza a sua personalidade e seu estilo.

Você pode criar sua própria vestimenta e se destacar. Você se formou em Odontologia? Então conheça os jalecos personalizados e faça um do seu estilo!

Você sabia que existem vários tipos de jaleco na Odontologia?

Sim, na Odontologia não existe apenas um modelo de jaleco, e eles diferem conforme o tipo de trabalho que estiver sendo executado:

Jaleco Clínico e Jaleco Cirúrgico

Esses dois modelos, usados em consultórios (o primeiro) e em intervenções cirúrgicas (o segundo) protegem o profissional do respingo de fluidos corporais do paciente durante os trabalhos.

Jaleco de Limpeza

Esse deve ser usado durante os procedimentos de lavagem de equipamentos, da esterilização e da embalagem deles. Deve ser feito de material impermeável e não pode ser usado nas consultas e cirurgias.

Jaleco Plumbífero

Esse jaleco de nome estranho é usado exclusivamente para proteger durante a exposição em procedimentos radiográficos. Também deve ser usado apenas nesta tarefa.

Como podemos ver, nos jalecos Clínico e Cirúrgico devem estar as suas apostas em modelos inventivos e numa ótima comunicação visual com os clientes.

E não esqueça: seu jaleco de Odontólogo tem regras a cumprir!

Como em toda atividade relacionada ao atendimento médico, os jalecos de odontólogos devem seguir normas impostas pela Anvisa, a agência sanitária brasileira, que visam padronizar a qualidade e biossegurança dos uniformes.

  • É insubstituível por uma roupa que seja parecida, mesmo branca;
  • Deve ser confortável com os movimentos e perfeitamente do tamanho da pessoa;
  • A gola deve ser alta e com mangas longas;
  • Deve ser usado totalmente abotoado e com cobertura nos botões, para evitar que microrganismos se instalem na estrutura deles, o que será mais difícil de lavar;
  • Não devem ser usados fora da área clínica onde é permitido ser usado;
  • Evite usar o mesmo jaleco por mas de um dia seguido;
  • A lavagem dele deve ser separada de quaisquer outras roupas e, de preferência, em uma área de lavanderia no consultório ou na clínica.

Jalecos longe do branco: podem criar uma imagem sua para o cliente!

Os jalecos que saiam da cor branca são bem vindos e podem trazer benefícios para a sua imagem diante do cliente. É importante lembrar que apenas os jalecos clínicos e cirúrgicos podem ter a sua cor diferenciada – e são os únicos com os quais os pacientes têm contato visual.

Um jaleco personalizado é ideal para profissionais que querem fazer seu nome no mercado de trabalho.

Cores

Aposte nos tons claros de azul, rosa, verde a amarelo. Transmitem leveza, são cores calmantes para os pacientes e não pesadas como os tons escuros – preto, azul e verde escuro, bordô e outras.

Detalhes

Aqui você pode fazer a diferença e criar um estilo. Invista nos detalhes nas mangas, na gola, nos bolsos e até mesmo na barra. Só é importante escolher padronagens claras e em tons que combinem com a cor de fundo (pouco mais escuros).

Aposte em acabamentos de qualidade para o seu nome e especialidade bordados no bolso – ou na altura dele. Deixe seu nome completamente visível. A qualidade neste item é muito notada por clientes.

Tecidos

Os tecidos mais usados hoje em dia – e também tem um custo mais alto que compensa o gasto – são o gabardine  e a microfibra. São mais leves e tem muita durabilidade.

Odontopediatria: um jaleco pode ajudar muito na relação com os pequenos!

Procedimentos odontológicos sempre são um drama grande para crianças, principalmente as menores. Um jaleco alternativo pode ajudar?

Com certeza! Você pode usar jalecos com mais cores ou até estampados, com figuras de personagens infantis, e assim captar a atenção das crianças e criar um canal de comunicação com elas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *