A frase que diz que “a propaganda é a alma do negócio”, mesmo sendo clichê é a mais pura verdade. Empresas que não investem em marketing e publicidade, dificilmente conseguirão alavancar seus negócios.

Há diversas meios de propagar seu negócio. Esses meios, hoje são divididos de duas formas: a divulgação offline e a divulgação online.

A divulgação online cresceu muito com o avanço das tecnologias e os ambientes digitais, vulgo redes sociais, onde as pessoas estão cada vez mais presentes.

É uma maneira simples, com baixo custo e que ainda te permite mensurar e analisar diversos dados para saber se de fato está surtindo efeito.

As divulgações offline acabaram sendo desvalorizadas pelos usuários, devido seu alto custo comparado à mídia online, mas isso não significa que não surte efeito e que não vale à pena. Vai depender muito do seu propósito e do público que pretende atingir.

Como as possibilidades são infinitas, decidimos dar aqui algumas dicas de como expandir as propagandas do seu negócio. Veja aqui:

Panfletos

O famoso e velho papel de panfleto é um dos recursos offline mais utilizados, e o danado faz bastante diferença em sua vida. Se o seu negócio é um tipo de comércio, como loja de roupas ou um restaurante, pode ter certeza que panfletar será uma forma de divulgar seu serviço ou produto de forma eficiente.

Você pode contratar alguém para panfletar na região e até mesmo pedir para essa pessoa deixar blocos do panfleto em portaria de prédios comerciais.

Em caso de restaurante, por exemplo, você pode pedir para essa pessoa começar a panfletar na portaria de um prédio comercial um pouco antes do horário de almoço se iniciar.

Presença online

Hoje em dia não tem como estar fora do meio digital e das redes sociais. A maioria das pessoas, antes de decidir e efetuar uma compra, pesquisam e muito sobre o produto.

Por isso, se fazer presente no meio digital é fundamental. Se você tem uma fan page de seu negócio, fica muito mais fácil de você estreitar a relação com um possível cliente, que chamamos de lead.

Se ele gostar da sua marca, ele vai curtir e interagir com suas postagens, o que é um ótimo sinal.

Você também aprender como criar um blog e começar a produzir conteúdo para o público que é de seu interesse, buscando sanar suas dúvidas e motivá-lo a concretizar uma compra.

Se você trabalha com estética, por exemplo, o que não falta é assunto para você abordar em um blog.

Fidelização

É sempre bom buscar formas de fidelizar um cliente. Pesquisas de marketing mostram que é muito mais fácil você continuar vendendo para uma mesma pessoa do que buscar conquistar novos clientes.

Por isso, crie formas de fazer seus clientes voltarem. Seja por cartões de fidelização ou promoções especiais. Claro que o atendimento de qualidade é indispensável.

Todo mundo gosta de ser bem recebido, com educação e simpatia, preze por isso sempre. Até porque, isso motiva a melhor propaganda de todas, que é a boca a boca.

Aproveite essas dicas para fazerem seus negócios bombarem em 2019 e, se puder, volte para nos contar como que foi!

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