Ter roupas, acessórios e sapato de couro é ter um produto para a vida toda, mas para que ele tenha a mesma qualidade e beleza de quando você comprou é preciso que cuide dele de maneira adequada, pois senão, por melhor que seja o couro, ele pode craquelar e até mesmo rasgar.

Para te ajudar, vamos listar aqui algumas maneiras de como cuidar do seu couro, confira abaixo. São métodos simples e alguns até mesmo caseiros, mas que dão resultado e deixam seus produtos ainda mais bonitos e com aparência de novos.

 

Ventilação

A primeira dica é o modo como você guarda as roupas e sapatos de couro. Para isso é preciso que ele fique em locais com boa ventilação, pois locais muito escuros e sem ar, pode destruir o couro.

E uma dica importante é que após o uso dos seus produtos de couro, deixe-os pendurados em locais bem ventilados, assim ajuda a preservar o couro por mais tempo.

Não precisa deixar por muito tempo, apenas algumas horas e já pode voltar para dentro do guarda roupas normalmente.

 

Tirar manchas

Quando um couro mancha, as vezes é difícil de tirar sem estragar a qualidade do material. Existem alguns métodos caseiros que podem ajudar a tirar essas manchas, porém é preciso de muita cautela na hora de utilizá-las, pois senão pode acabar piorando as manchas e até estragar definitivamente.

As pequenas manchas podem ser removidas apenas com um pano úmido. Mas ele deve estar bem limpo, caso contrário pode manchar o material.

Para manchas maiores você pode fazer um mistura com vinagre de vinho branco e deixar secar na sombra. Use apenas um pouco, e com o auxílio de uma escovinha.

Não lave os sapatos com sabão, porque ele pode causar manchas, e sempre deixe secando à sombra, pois o sol pode prejudicar o material e deixá-lo duro.

 

Hidrate o couro

Isso mesmo que você leu, o couro pode ser hidratado para ficar mais bonitos e mais durável. Existem muitos métodos para hidratar o couro e você pode escolher por aquele que seja mais acessível para você.

A hidratação do couro ajuda a não deixar que ele fique ressecado, então você pode usar cremes hidratantes de pele para passar nele. Utilize cremes de preferência brancos e neutros.

Essa hidratação é bom ser feita a cada seis meses, assim você consegue bons resultados, sem muito trabalho. Mas não abuse, pois o excesso também pode prejudicar e causar manchas.

Passe em toda a extensão das roupas, bolsas e sapatos com o auxílio de uma flanela para lustrar.

 

Quanto tempo dura o couro

Essa é uma resposta complexa, pois o couro possui níveis de qualidade. Quanto melhor for o couro, mais tempo ele tem de vida útil. Alguns produtos podem durar a vida toda. Mas para isso é preciso que se cuide deles da maneira correta.

E isso é possível com as dicas que demos acima. Aplique elas e você verá como seus itens de couro vão ficar muito mais bonitos. Todas as dicas que falamos aqui são gerais e podem ser usadas em todos os seus produtos que sejam feitos de couro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *