Quando começamos a enfrentar as rugas e a flacidez da pele, é a hora de conhecermos a importância do colágeno para o nosso organismo.

E nem precisa chegar num dos maiores fantasmas que também é causado pela ausência desta proteína: a celulite. Os benefícios são muitos e o melhor: podemos encontra-lo em muitos alimentos.

Conheça alguns alimentos naturais que contém colágeno e tenha um corpo mais funcional por dentro e bonito por fora!

O que é o colágeno?

É a principal proteína do nosso organismo e tem como função principal dar firmeza à pele, cartilagens, músculos, tendões, ligamentos e ossos. A ausência dele em nosso corpo pode se manifestar de muitas formas, e todas bem conhecidas no nosso dia a dia:

  • Fragilidade capilar
  • Dores articulares
  • Tendinites
  • Perda óssea
  • Unhas enfraquecidas
  • Rugas e linhas de expressão precoces
  • Celulite e estrias
  • Redução da densidade óssea, causando osteopenia e osteoporose

O colágeno é uma proteína que pode ser consumida através de alimentos e também é produzida pelo próprio organismo. Porém, à medida que envelhecemos, o organismo perde 1% do colágeno, o que resulta nos problemas citados acima.

É esta perda que devemos compensar com alimentação e suplementação. Ela é mais comum nas mulheres que naturalmente possuem menos colágeno, e surge normalmente a partir dos 45 anos.

O colágeno, junto com a elastina, são responsáveis pela sustentação da pele, o que mostra como os efeitos mais visíveis da ausência destas proteínas são a flacidez, as rugas, a celulite, as estrias e as linhas de expressão.

Quais os benefícios do colágeno?

Os benefícios do colágeno são tantos que você vai se espantar de não ter dado mais atenção a ele antes!

  • Fortalece cabelos, unhas, articulações e ossos
  • Ajuda na elasticidade e hidratação da pele
  • Ajuda na perda de peso, provocando saciedade
  • Auxilia no controle do surgimento de rugas, além de ajudar no tratamento
  • Atua no tratamento de cicatrizes
  • Reveste e impede inflamações no intestino
  • Aumenta a resistência dos músculos
  • Regula a produção de insulina

Alimentos onde podemos encontrar o colágeno

A lista de alimentos ricos em colágeno é grande e todos facilmente encontrados no mercado. Ao digerir estes alimentos, o colágeno é transformado em aminoácidos, que atuarão na síntese de proteínas necessárias em todo o organismo.

Uma dieta rica em proteínas magras e Ômega 3 estimula a produção de colágeno. Outro ponto importante é aumentar o consumo das vitaminas C e E, zinco, silício, selênio e cobre.

Aveia e leguminosas

São ricos em silício, que é indicado para manter a rigidez celular e age sobre músculos, tendões, articulações e cartilagens.

Frutas vermelhas

Essas fritas são ricas em vitamina C e cianidina, que são antioxidantes, combatendo os radicais livres, que atuam no envelhecimento precoce. Atuam no ataque às placas de gordura nos vasos sanguíneos, e desta forma permitem que a pele seja melhor irrigada, mantendo a oxigenação e a firmeza da pele.

Carnes vermelhas, brancas e peixes

A carne vermelha e rico em proteínas que estimulam a produção de colágeno. Já as carnes brancas e os peixes são fontes de colágeno.

Gelatina

É a principal fonte de colágeno – e a mais conhecida entre nós. Além disso, é bastante saudável por ter um baixo nível de calorias.

Ovos

Além de ser uma excelente fonte de diversos nutrientes, a clara do ovo é rica em glicina, prolina e aminoácidos, que são componentes do colágeno.

Se você já consome esses alimentos e mesmo assim sente que seu rosto não é mais o mesmo, você pode experimentar a fazer algumas aplicações de Botox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *