Para muitas famílias, principalmente aquelas que moram próximas de matas e rios, um dos maiores desafios é manter o espaço livre de insetos e pragas.

Muitas delas surgem com a chegada do verão e da temporada de chuvas, o que dificulta ainda mais o controle. Porém, a presença deles é uma grande ameaça à saúde das pessoas e de animais maiores.

A presença de baratas e formigas, por exemplo, vão muito além do risco de atacarem alimentos; elas já trazem bactérias e vírus adquiridos nas ruas e esgotos e podem assim transmitir graves doenças.

Como muitos sanitaristas e infectologistas afirmam, os insetos e pragas precisam de 3 elementos para sobreviver em um ambiente: água, alimento e abrigo. Portanto, todas as medidas de controle e ataque devem considerar que eles não terão esses elementos à disposição.

Vamos falar um pouco sobre como evitar bichos e pragas em sua casa.

01 – Elimine a água parada

Este é uma condição ideal para presença e sobrevivência de todas as espécies de insetos e pragas, principalmente o mosquito transmissor da Dengue.

Eliminando os pontos de água parada, você já começa um trabalho muito eficaz de afastar estes invasores da sua residência. Também observe se há brinquedos e peças espalhadas no quintal ou área descoberta da sua residência, pois eles podem se tornar ótimos criadores destes pequenos insetos, junto com a água que esteja acumulada neles.

O ideal é recolher sempre e lavar com água corrente para eliminar qualquer foco.

02 – Cuidados com garagens e espaços de trabalhos

Em casas é muito comum termos espaços onde são guardadas ferramentas, peças de todo o tipo e equipamentos, além de muita madeira para os amantes da marcenaria.

Nenhum ambiente pode ser melhor para abrigo de insetos e pragas. E considerando que muita coisa no espaço é usado raramente, você terá muitas colônias de invasores e assim se reproduzindo.

O ideal é ter o mínimo necessário, vendendo ou descartando os demais itens. Caso não seja possível, uma faxina completa e regular, lavando com jatos e secando os itens é essencial para evitar ao máximo a proliferação de pragas.

E sobre a madeira: mantenha somente o essencial. Elas são o território favorito de todo tipo de invasor.

03 – Descarte garrafas e latas de bebidas com qualidade

Garrafas e latas são a colônia de férias ideal para insetos como baratas e formigas, principalmente por causa do açúcar que existe nas bebidas. Garrafas de cerveja são um chamariz para baratas pequenas.

Algumas medidas são fundamentais para a higiene de locais com estes itens:

  • Para as garrafas, descarte o máximo que puder – se for tudo, melhor ainda. Para o que ficar, lave em água corrente, deixe secar ao ar livre e guarde invertidas em local limpo e seco – se possível, coloque as tampas delas.
  • Para as latas, nenhuma concessão: descarte para a reciclagem, você estará protegendo a sua casa e colaborando com o meio ambiente.

04 – Limpe todas as áreas periodicamente

As pragas dependem basicamente de ambientes sujos, onde encontram facilmente os resíduos de alimentos que tanto desejam. A limpeza semanal de áreas externas, despensas e cozinha – ou com mais frequência no casos de festas – é fundamental para afastar as pragas.

05 – Cuide corretamente do lixo

Nunca deixe acumular lixo a ponto das lixeiras não fecharem completamente. Este é o cenário ideal para as pragas se alimentarem.

Se não for dia de coleta de lixo na rua, mantenha o seu lixo na lixeira ou em casos de lixo resistentes, bem fechados e na área externa da casa, em área ensolarada para dificultar o acesso dos insetos.

É muito importante não ter acumulo de lixo, para isso eu recomendo sempre ter estoque com fábrica de saco de lixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *