Sua família está crescendo? Parabéns!

É sempre um motivo de muita alegria, todos os dias. Dá um novo frescor, novos olhares e sons e isso é muito bom para tirar uma família sempre da rotina.

Esta bela chegada implica em rearrumar a casa para recebe-la, procurar um novo espaço onde, sabemos, já está difícil de conseguir. Os imóveis estão cada dia menores, e nós também colocamos mais coisas neles. E quando não há para onde expandir?

Vamos falar de algumas dicas de como ampliar sua casa com o mesmo espaço e manter a vida confortável para todos, especialmente para que está chegando!

E se você tem espaço para expandir?

Se você mora em uma casa com espaço útil que pode ser aproveitado – no entorno ou acima – então a solução de ampliação é a ideal. Mas ela implica em alguns cuidados que a gente só conhece quando precisa fazer a primeira ampliação.

Conheça bem a necessidade de ampliação

Vocês pretendem morar no imóvel por muito tempo mais? Anos? Décadas?

Porque isso muda completamente a solução que você pode ter. Investir em um segundo andar para morar mais 2 anos pode ser muito dinheiro (parte pode ser economizada para um novo imóvel), transtorno e sem muita valorização na hora da revenda.

Planeje cuidadosamente a obra

Contrate um arquiteto para ajudar no desenho completo da mudança e tudo que será preciso em termos de obra, além de acompanhar e gerir o pessoal. E planejar o mais rápido possível é o ideal para ter muitas ideias e poder decidir sem pressão

Não deixe para começar no prazo

A obra vai demorar 2 meses? Comece com mais um mês. Assim você evita correrias de última hora, que geram custos extras com compras e contratações de emergência.

Pesquise bons fornecedores

Com a melhor antecedência, é possível conhecer boas empresas físicas e online e ver onde as compras custarão menos.

Entenda a regularização da obra

Criar um segundo andar ou expandir a casa no terreno, mesmo sendo seu, tem de ser autorizado pelo órgão municipal e isto demanda tempo e alguma burocracia – além do pagamento de taxas. É bom ver isso o quanto antes, pois a obra não deve começar sem estar autorizada!

E se você não tem espaço para expandir?

É o caso típico de quem mora em apartamentos ou casas sem terreno ou viabilidade de um segundo andar. Então, a criatividade é que deve definir as mudanças que podem ajudar a ampliar a sua casa!

Espaço para o filho

Se você não tem um cômodo vazio, não tem jeito: outro cômodo vai virar o quarto do reizinho/rainha. O quarto de hóspedes ou o escritório.

Você pode demarcar dois ambientes no cômodo, parte será a estrutura para a criança – e por ser pequenina, nem precisa de muita coisa – e delimitar suavemente para o outro ambiente, mas sempre cuidando para que o cômodo como um todo – barulho, iluminação natural e artificial, trânsito de pessoas – seja confortável para a criança.

Hora de desapegar

Por que não aproveitar para começar a vender/doar coisas que você não usa e estão ali ocupando espaço? Pode ser uma boa fonte de recursos para ajudar na obra.

Espelhos

Crianças recém-chegadas colocam a rotina de pernas pro ar!

Nestas horas todos os ambientes parecem pequenos para circular com ele ou para a mãe ou o pai relaxarem alternadamente. Os espelhos ajudam, expandindo os ambientes, aumentando a luminosidade e o conforto nos diversos cômodos.

Aposte na multifuncionalidade

Hora de investir em móveis que tenham diversas utilidades e possibilidades para aproveitar melhor os espaços e precisar de menos móveis.

Camas com diversos compartimentos, mesas de jantar e de escritório retráteis, móveis dobráveis, enfim o que puder aumentar o espaço nos períodos do dia em que não precisam ser usados.

Ambientes claros

Onde for possível, invista em tons claros para paredes, pisos e móveis, assim você aumenta a sensação de amplidão e causa um conforto maior para as pessoas.

Se mesmo com essas dicas a sua casa ainda não comporta mais pessoas, que tal comprar uma nova casa, fazendo um consórcio contemplado imóvel?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *