É preciso que o currículo seja criado com muito cuidado, afinal, na maioria dos casos é por meio dele que o candidato poderá conseguir uma chance de ser selecionado para uma entrevista.

Por causa disso, é imprescindível que você destaque suas qualidades profissionais e suas aptidões. Observe algumas dicas para se destacar por meio do currículo.

Coloquem as informações necessárias

Não há um modo correto ou errado de elaborar um currículo, mas há alguns dados que você não pode deixar de colocar, são eles: nome, idade, endereço e telefone de contato.

Além destes, é necessário deixar claro no currículo todas as suas experiências profissionais e cursos de qualificação. Inserir serviços voluntários, caso tenha feito algum, é importante também para valorizar o curriculum vitae.

O segredo é a apresentação

O currículo deve ser composto de modo claro e cuidadoso, impresso especialmente em papel branco A4. Evite dobrar o currículo, para o transporte utilize um envelope próprio para este tipo de papel.

Você precisa lembrar o contratante irá observar todo o currículo, e deixar que ele encontre marcas de dobra não vai ajudar na imagem que você quer passar.

Fique atento a quantidade de páginas

Um currículo de valor não necessita de muitas páginas, pois, ele precisa ser breve e claro. Um currículo com as informações necessárias dá ao contratante a segurança de selecionar a melhor pessoa para o cargo.

Lembre-se que o contratante recebe muitos currículos e não terá tempo nem disposição para analisar todos até o final. Por isso, a maioria vai tomar decisões conforme algumas informações expressas em duas páginas no máximo.

Ajuste o currículo ao cargo

Alguns modelos de currículos não existem expressamente o cargo que a pessoa tem interesse. Mas você pode mudar seu modelo de curriculum vitae do convencional.

Por isso, se informe sobre o cargo ofertado e ajuste o seu currículo, elaborando-o especialmente para a vaga. Lembre-se que um único modelo não serve para todas as empresas, ele precisa atender as expectativas do empregador.

Então quando for redigir um currículo, elabore apenas um modelo para todas as propostas, ajustando apenas alguns detalhes importantes para o cargo.

Valorize suas competências

Na parte de ‘habilidades’ do seu currículo, lembre-se de colocar todas as suas principais competências, aumentando assim sua vantagem com respeito a outros concorrentes. Entre elas você pode colocar o conhecimento de outra língua, de informática, capacidade de resolver problemas, entre outros.

Não tente economizar escrita, evitando colocar todas as suas habilidades. Quanto mais você mostrá-las maior a chance de ser contratado.  

Coloque referências

Outra maneira de valorizar seu currículo é por colocar algumas referências de antigos empregadores.

Com essa informação, o contratante poderá entrar em contato e adquirir mais informações sobre você, e seu antigo patrão poderá comprovar suas habilidades e experiências. Mas caso você nunca tenha trabalhado antes, use nesse campo a referência de um professor.

Deixe seu currículo atualizado

É muito importante que o seu currículo seja atual, ou seja, com informações atuais. Assim, experiências e qualificações adquiridas recentemente poderão ser incluído nas informações.

Caso tenha feito algo novo não hesite em colocar no currículo, o empregador pode ficar impressionado com tal informação e ver você como um potencial candidato a vaga.

Escreva corretamente

Escrever de modo correto é outra dica para tornar seu currículo mais valoroso. Isso porque é muito comum ver currículos escritos de modo errado, com erros de português.

Sendo assim, antes de entregar o currículo a alguém veja se a gramática está correta. Investir um pouco de tempo nessa revisão, pode significar a conquista de uma vaga de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *