Conseguir um bom emprego é o desejo de muitas pessoas que querem fazer carreira na profissão que escolheu. No entanto, para que esse sonho se torne real é necessário fazer um currículo bem feito, que faça a diferença entre os demais currículos.

Elaborar bem um curriculum vitae é um dos trabalhos mais difíceis na procura por um emprego, até por que é por meio dele que você pode ou não ser convidado para uma entrevista.

É preciso ter em mente que muitos entrevistadores dão muita importância a detalhes que na maioria das vezes passam despercebidos no decorrer da criação dessa importante carta de apresentação.

Capriche na apresentação

Para conseguir a atenção do entrevistador não é necessário embelezar demais o currículo, por usar letras modernas, design avançado ou modelos coloridos, nada disso, um currículo simples é sempre a melhor alternativa.

Quando você for produzir o seu currículo, escolha um modelo simples, esse é o melhor modelo de se apresentar. Lembre-se sempre que essa apresentação é o modo como você vai se vender ao entrevistador.

Evite também inserir fotografia, número de documentos como RG e CPF ou registrar saudações, atitudes como essas não são bem vistas por quem analisa o currículo.

Dê prioridade às informações

Diversas pessoas entregaram seus currículos para disputarem uma vaga no mesmo local que você vai entregar o seu. Algumas pesquisas indicam que o tempo médio que um entrevistador analisa um currículo é de aproximadamente oito segundos.

Desta forma, as informações mais importantes precisam estar logo aparentes, como se você tivesse resumido o que ele vai ler por todo o currículo. Junto com o nome e idade, você pode pôr de início cursos e experiências que tenha feito.  

Dê valor aos cursos extras

Você não pode se esquecer de colocar no currículo qualquer curso que tenha feito. Toda informação é válida e pode ser uma peça chave para a sua contratação. Mas digamos que você nunca fez um curso, então poderá fazer alguns que agreguem valor ao seu currículo como, por exemplo, o curso de redes de computadores.

Cursos básicos de informática e dominar a área de ip 192.168.0.1 faz diferente. O curso de tecnologia da internet é um dos mais valorizados no currículo, uma vez que o ip 192.168.0.1 é uma variação usada em redes doméstica.

Mas se essa não for uma área que lhe chame muita atenção, faça outros cursos, o importante é fazer algum para que suas chances aumentem diante da concorrência.   

Utilize algumas palavras-chave

Para atrair ainda mais a atenção de quem vai avaliar o seu currículo, utilize palavras-chave que estejam relacionadas a vaga ou a empresa, assim você agrega mais valor as suas qualificações. Essa é uma tática que você não pode deixar para lá, pois isso vai fazer muita diferença para aqueles entrevistadores que tem pouco tempo para analisar o currículo.

A utilização de palavras-chave vai deixar você em destaque em relação a outros concorrentes. E nunca minta em suas informações só para conseguir uma vaga, pois você pode perder a chance de ter um emprego.

Experiências em ordens

Outra dica valiosa é para aqueles que possuem mais que uma experiência. O currículo fica mais atrativo quando essas experiências são colocadas em ordem cronológica.

Então, da próxima vez que você for fazer um currículo, organize suas experiências começando pela mais recente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *