Os transformadores são dispositivos usados para transformar valores de tensão e corrente, além disso, são usados também para transformar impedâncias em circuitos elétricos. Eles têm mais de um enrolamento conhecidos como primário e secundário. Porém, eles também podem ser encontrados com três enrolamentos, conhecido como terciário ou com um enrolamento, chamado de autotransformador.

Atualmente, há vários tipos de transformadores: os monofásicos que atuam com duas fases, os trifásicos que atuam com três fases, e ainda tem o polifásico. Os transformadores também podem ser classificados de acordo com o núcleo. O núcleo de ar, a bobina fica em contato com o ar, já o núcleo ferromagnético, são utilizadas chapas de aço.

Em diversos locais ou ocasiões podemos precisar usar um transformador. Mas você pode ter dúvidas sobre qual transformador usar e como conseguir um transformador.

Algumas pessoas acham que comprar um transformador é muito caro, mas você sabia que é possível fazer a locação de transformador para diversas ocasiões? Pois é! Veja agora em que lugares ou ocasiões você pode usar um transformador.

Dentro de casa

Um transformador é muito útil dentro de uma casa. Mas você deve estar se perguntando onde usar um transformador em uma casa?

Para você entender a utilidade deste equipamento em uma residência, digamos que você comprou um ar condicionador de 220 V e sua casa possui a voltagem de 110 V. Neste caso, você vai precisar fazer a instalação de um transformador para poder usar o ar condicionado.

A presença de um transformador na casa também é necessária se as tomadas tiverem 110 V e um eletrodoméstico como, por exemplo, uma geladeira, for de 220 V. Em tal caso, é recomendado utilizar um autotransformador conforme a potência da geladeira ou outro eletrodoméstico.

Numa viagem

Se você estiver planejando uma viagem, levar consigo um transformador pode ser muito proveitoso, por que você pode chegar no determinado local e se deparar com tomadas em voltagens diferentes de alguns equipamentos que você pretende levar como, por exemplo, secador de cabelo, máquina de barbear e ferro de passar.

Imagine como seria desagradável precisar usar um desses objetos e não poder por causa da diferença na voltagem? Então, para esses momentos você já pode pensar em fazer uma locação de transformador e fazer uma viagem tranquila.

No local de trabalho

Em alguns locais de trabalho o transformador é necessário. Existem estabelecimentos comerciais em que você precisa usar certos eletrodomésticos ou eletrônicos que não possuem a voltagem igual a voltagem das tomadas.

Então, se este for o seu caso, você pode conversar com um profissional para saber qual transformador atende melhor a sua necessidade, para evitar que você compre qualquer um e depois ver que não serve, ou pior, pode até acontecer um acidente. Então, converse com pessoas capacitadas que vão te orientar sobre qual é o melhor para o seu tipo de trabalho.

Em uma festa

Você talvez pense que não, mas um transformador pode ajudar muito numa festa. Além de objetos como geladeira, freezer, liquidificador, aparelho de som, TV e outros que é necessário em uma festa, temos ainda outro motivo.

Na era das redes sociais, todo mundo só que estar conectado, o tempo todo. E uma boa festa, proporciona isso aos seus convidados. Dessa forma, um transformador é bastante útil numa festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *